terça-feira, 8 de maio de 2012

Como criar luzes no SketchUp

Um desejo dos usuários do SketchUp é um dia poder usar luzes que além da luz do sol que o software simula, como luzes pontuais e spots. Como isso ainda é um sonho (muito) distante, escrevo uma dica de como simular uma luz spot no SketchUp.
Para isso você vai precisar de uma imagem .png que esteja com um gradiente de uma cor para o transparente e um cilindro no SketchUp.
Crie um novo material clicando no botão como na imagem.
Para utilizar o arquivo de imagem da Luz é preciso clicar no icone indicado no retângulo vermelho e procurar o local onde está o arquivo. É importante também estimar o tamanho do cilindro em que será aplicado o material escrevendo a medida no local indicado pelo retângulo verde (no meu caso, por volta de 1,5m).
Depois de aplicar o material, o cilindro deverá ficar com o material aplicado apenas na sua lateral, e não nas faces das extremidades (como na imagem), que deverão ser apagadas.
Para que a luz pareça um spot, basta selecionar os círculos das extremidades e deformá-los utilizando a ferramenta Escalar (Scale); depois, esconda as linhas dos círculos.
Voilà ! você tem uma luz pronta para utilizar. Faça um componente e seja feliz !

Creditos: dicasdesketchup.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...